Tão parisiense quanto caminhar pelas margens no Rio Sena é frequentar o Jardim de Luxemburgo, seja para relaxar pós almoço, praticar esportes, encontrar amigos, fazer um piquenique, ler um livro ou simplesmente ver a vida passar.
Considerado o maior parque público de Paris, abriga o que já foi residência de Marie de Médicis, mãe do Rei Luís XIII, e hoje é a sede do Senado Francês.
Observar tantas atividades distintas dividindo o mesmo espaço em harmonia dá a sensação de que todos ali cuidam daqueles floridos jardins como se fossem a extensão de suas próprias casas. Os gramados são convidativos para repousar e não é a toa que em dias ensolarados pode ser difícil achar um cantinho pra chamar de seu. Basta caminhar um pouco mais que ele aparece. Nós não resistimos e chegando ali pós almoço tiramos uma soneca de 1 hora!
E quando já estava em tempo de voltar a esticar as pernas, fomos nos encantando com a divisão natural que aquele paisagismo proporcionou. Há o cantinho da bagunça das crianças, a grande sombra para o carteado dos aposentados, os ambientes de leitura, todos eles passagens no percurso dos atletas que correm sem serem percebidos.

Parquinho das crianças
E no meio de tanta atividade ainda sobram muitos pontos lindos e inspiradores para nos sentir vivos ao lado de quem nos faz sorrir.
Funcionamento:
Aberto todos os dias da semana e feriados em horários que variam de acordo com a estação do ano, entre 7:15h e 19:30h.
Endereço: Rue de Médicis com Rue de Vaugirard no bairro Saint Germain des Prés
Metrô: Estação Odéon
Paula
2 comments
[…] Iorque começava a estimular as pessoas a se exibirem. Essa praça me fez lembrar a atmosfera do Jardim de Luxemburgo, em Paris. Pessoas reunidas para conversar e tomar um sol, músicos apresentando-nos suas […]
[…] a comilança, agora é só esticar até o Jardim de Luxemburgo para uma agradável caminhada ou uma simples […]