Oi pessoal,
Apresento hoje um ponto de parada obrigatória em Barcelona. Se você deseja sentir o espírito cosmopolita catalão com um clima de vila antiga, deve dedicar um tempo caminhando pelas ruas estreitas do bairro El Born.
Tomado por ruelas, pequenas praças, bares e restaurantes, o descolado Born conserva o El Xampanyet com os mesmos ares desde 1929. O bar tradicional de tapas divide o destaque da rua Montcada com o Museu Picasso. Mas não vamos falar de obras aqui e sim da arte da culinária e da cultura catalã.
O El Xampanyet é ótima opção para abrir a noite e começar os trabalhos, degustando o vinho branco espumante que dá nome à casa, e também cavas e cervejas, acompanhadas pelos combinados de tapas, com destaque para as anchovas e o presunto ibérico.
O grande lance desse bar é o ambiente. De forma alguma chega a ser o melhor local para comer tapas em Barcelona, mas com certeza, a atmosfera do lugar vai te impressionar muito. A começar pelo ano de inauguração. Nós, brasileiros, não estamos acostumados a ver com muita frequência estabelecimentos com mais de 50 anos de idade por aí. Esse está prestes a completar 85 aninhos. E há pouco tempo, me surpreendi na leitura de um suspense do autor espanhol Carlos Luiz Zafón (A Sombra do Vento), cuja história se passa em Barcelona, em 1945, e seus personagens são frequentadores do Xampanyet. E eu já havia passado também por lá, em 2012. O melhor é que ele nem estava no roteiro. Chegamos ao bar, após a visita ao Museu Picasso, quando ele tinha acabado de abrir. Ou seja, conseguimos uma mesa! Ali está sempre lotado, frequentado principalmente pelos locais.
Nossas escolhas foram pelas variações da cerveja espanhola Estrella Damm e pela cava da casa. Como não sabíamos quais tapas escolher, pedimos uma sugestão de um combinado do que tem mais saída no balcão. Fomos apresentados às azeitonas recheadas com anchova, grissini enrolado com presunto ibérico, tortilha, mini pimentões vermelhos recheados de queijo, batatas calabresas cobertas com queijo e pimentão e bruschettas de anchova e de presunto de parma.
As tapas são bem gostosas e bem calóricas também. Vão muito bem com cerveja e cava! A minha tapa preferida foi o mini pimentão vermelho recheado de queijo. Atenção à mensagem no azulejo que decora a parede do bar, junto com tantos outros artigos temáticos. Adorei! rs
El Xampanyet
Carrer de Montcada, 22 – El Born
Próximo ao Museu Picasso
Terça à Sábado das 12h-16h e das 19h-23h30 / Domingo 12h-16h
Paula