Olá pessoal!
Hoje é dia de contar sobre uma novidade fresquinha, o novo restaurante da chef Mirka Lage: Assunção.
Gosto muito da Mirka e frequento seu restaurante CuisinArt há algum tempo. Gosto de sua simpatia, sua humildade e disposição em sempre ouvir minhas sugestões com muito carinho e realmente incorporar o que achar devido. Estava acompanhando há algum tempo os relatos e aguardando ansiosamente a abertura de sua nova casa, desta vez em Botafogo, o restaurante Assunção.
O restaurante abriu no último sábado, dia 1 de Fevereiro e no dia seguinte lá fui eu para almoçar com calma. De cara gostei muito do ambiente, misturando elementos rústicos e contemporâneos na decoração.
O cardápio é bastante enxuto, o que acho mais inteligente para manter o padrão de qualidade e trabalhar com os ingredientes mais frescos possíveis.
Estávamos em 3 e começamos os trabalhos com algumas cervejas. Eu pedi a Wäls Bohemian Pilsen e depois continuamos com Original.
De entrada pedimos o pão com jiló. Uma agradável surpresa, pois eu nunca havia comido jiló e a fama do pobre coitado não é boa. Não achei amargo, e o tempero estava delicioso. Também pedimos o caldinho de feijão branco com cogumelos que estava muito bom.
Para o prato principal pedi o “Cherne, ovas, brotos e ervas”, que estava saboroso e com uma belíssima apresentação. Eu gosto muito de cherne e o caldo ao fundo do prato era feito de ovas, trazendo um cheiro forte e uma presença um pouco marcante. Fique atento, caso você não goste. Agora, pensando sobre o prato, achei que faltou algum elemento para complementar. Talvez alguma farofinha crocante trouxesse mais uma textura e acrescentasse mais sabor ao prato.
O outro prato pedido na mesa foi a “Picanha de cordeiro marinada com mostarda dijon, cerveja preta e tomilho e couscous de castanha do pará”, prato que eu já havia provado no CuisinArt. Com alguns pequenos ajustes, acho que pode ficar melhor ainda. Talvez se a carne for assada em baixíssima temperatura por mais tempo, fique ainda mais macia e desmanchando, também um pouco menos de castanha do pará, mais tomatinhos assados e mais caldo da própria carne para agregar mais sabor ao prato e voilá. Mas essa é apenas minha humilde opinião…
De sobremesa achei uma versão aprimorada e bem molhadinha de seu já maravilhoso bolo de brigadeiro quente. Uma apresentação mais cuidadosa e o sabor maravilhoso de bolinho de avó. Adoro! Também pedimos o interessante “Bolo de fubá e limão siciliano, coulis de amora e amêndoa”. Gostoso, mas aviso aos navegantes que é bem azedo, para quem não gosta… A amêndoa foi um complemento perfeito.
Para finalizar um belo agrado da chef… Aquelas casquinhas crocantes e deliciosas que geralmente acompanham o café, só que banhadas em chocolate amargo. Delícia!
A conta foi um pouco salgada, gastamos aproximadamente R$ 130 por pessoa.
Fico feliz em acompanhar a trajetória da Mirka. Ela é muito nova e já conseguiu muita coisa, fruto de sua determinação e empenho, com ajuda de seus queridos pais que a apoiam e a acompanham em todos os momentos. Tenho certeza que ela ainda evoluirá muito e se tornará um dos destaques da cena gastronômica carioca. E eu torço por isso!
R. Assunção, 184 – Botafogo
Maysa
2 comments
Fantastico seu relato ! Moro nas redondezas e, no sabado, na volta de minha corrida, passei em frente e vi que tinha uma novidade por ali.! Ontem precisa conversar em um lugar tranquilo e me ocorreu a ideia de me informar sobre aquele local que me chamou a atenção no sabado passsado. Olhei na internet para saber se alguem já havia comentado e encontrei o seu relato. Ele me inspirou e fui ao Assunção. Alem de conferir algumas das tuas dicas, se me permite, faço minhas tuas palavras no que se refere a algumas das sugestoes. Fui com mais uma pessoa e nosso pratos foram o Arroz de bacalhau + o Cherne, as palavras foram umedecidas por um vinho branco australiano uva Riesling Gewurztraminer (super) e de sobremesa foi o bolo de brigadeiro quente. Mais uma vez parabens pelo singelo e precioso textoe muitissimo obrigado pelas dicas !!
Olá Mario, tudo bem?
Que bom que gostou do texto.
Fico feliz que tenha ido ao restaurante devido a minha dica.
Espero que continue acompanhando o blog. Estou sempre dando dicas de restaurantes no Rio.
Abraços!