Olá pessoal!
Hoje vou contar a vocês sobre as experiências gastronômicas que tive durante minha viagem pelo litoral norte de Maceió. Como já contei nos outros posts sobre a viagem, esqueci de levar minha máquina, então tive que fotografar tudo com o celular. Peço desculpas pela qualidade das fotos!
No sábado, como cheguei já à noite na Pousada Borapirá, apenas jantei e dormi. Comi um prato mais leve, um “filé de peixe na chapa com azeite, arroz branco, salada de alface, tomate e cebola”. Simples e gostoso. O peixe estava ótimo!
Na manhã seguinte acordei ansiosa pelo café da manhã e fiquei extremamente surpresa com a fartura e qualidade. Muitas opções e tudo fresquinho! Começando com um prato de frutas, iogurte e granola. Depois uma infinidade de coisas foram chegando, e nem sei o nome de tudo. Café, leite, água, suco, queijo, salame, pães (um parecia um pãozinho a base de queijo delicioso), pão com ovo, queijo coalho, mini panqueca, fatia de bolo, melaço (delícia!!!), mel, manteiga… E a tapioca… Ahhh, a tapioca!!! Amooo tapioca! Isso tudo pra uma pessoa! Era meu parque de diversões matinal! Amei!!!
Nos dias seguintes, como fiquei sozinha na pousada, retiraram uma ou outra opção, o que foi até bom, porque era realmente muita coisa! Hehe… A cada dia era servido um bolo diferente. Tudo com jeitinho caseiro e feito com dedicação.
Todos os dias comi muito no café da manhã delicioso! Então não almocei nenhum dia e fui direto para o jantar sempre. No meu segundo jantar na pousada escolhi o “Camarão Catucaxi – camarão ao molho de catupiri, arroz de abacaxi e batatas coradas na manteiga”. Uma delícia! Decidi provar também uma sobremesa e fui de “Queijoaba – creme de goiaba com queijo coalho e coco ralado no forno”.
No meu terceiro jantar escolhi a Salada Beijupirá – alface, queijo, tomate e passa de caju”. Particularmente, não gostei da passa de caju. Achei muito doce e um pouco enjoativa. Acabei separando e comendo o restante dos ingredientes, que estavam fresquinhos e gostosos.
Em minha última noite, decidi conhecer o restaurante da famosa Pousada do Toque, localizada na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, município ao lado de Porto de Pedras (onde eu estava hospedada). A Pousada do Toque já ganhou vários prêmios, inclusive o de melhor pousada do Brasil em 2012 pela revista “Viagem e Turismo”. Nilo é o chef e dono da pousada juntamente com sua esposa Gilda. Como eu estava em Porto de Pedras e sem carro, tive que contratar o transfer com um dos funcionários da Pousada Borapirá por R$50,00. Ele gentilmente me levarou à Praia do Toque para conhecer e, logo em seguida, à Pousada do Toque, onde me aguardou para levar de volta para Porto de Pedras. Como sempre, muito gentis e solícitos!
Pra começar o jantar recebi o couvert com pães fresquinhos feito na casa e manteiga.
A escolha do prato principal foi difícil diante das ótimas opções. Alguns pratos muito interessantes serviam duas pessoas, então tive que eliminar esses de cara. Acabei pedindo recomendação do simpático garçom, e acabei optando pelo “Lagostim ao mel com cuscuz de coalho e purê de abóbora”. Gente, que coisa incrível! Esse prato estava absolutamente delicioso e saboroso! Amei! Para quem está acostumado aos preços do Rio de Janeiro e sabe o valor das diárias da pousada, não achei o restaurante caro. Também tomei duas cervejas e um café e o jantar totalizou em aproximadamente R$90,00. Pela qualidade do prato, achei imperdível e gostaria de ter jantado lá outros dias para poder provar outros pratos.
E aí, gostaram das dicas?
Maysa
3 comments
[…] – A gastronomia alagoense […]
Adorei as dica!!!! E preciso de uma ajudinha para decidir em qual pousada me hospedar
Pensei ns borapira, já que meu filho vai. Ele tem ano e meio. Mas fiquei desanimada quando li os comentários no tripadvisor sobre os preços da cida lá
É realmente muito caro? Obrigada
Olá Izabella!
Fui em época de baixa temporada, então todos os preços estavam bem abaixo do normal, inclusive das diárias da pousada.
Mas gostei bastante da pousada.
Bjs,
Maysa