Oi pessoal,
Como muitos viram no último post, no dia 12 foi meu aniversário! Maysa, muito obrigada pela homenagem (amei!) e também pela confiança depositada em mim.
Nesse ano resolvi fazer uma festa mexicana para comemorar e não podia deixar de mostrar aqui para vocês. Sou fã da culinária mexicana há muito tempo e já perdi a conta de em quantos encontros entre amigos foram saboreados nachos, tacos e afins. Seja lá em casa, na casa deles ou em restaurantes, preferencialmente no Rota 66 da Cobal do Humaitá, sobre o qual inclusive já escrevi um post por aqui.
E justamente o querido Rota faz buffet para eventos com diversas opções de cardápio. Eu optei pelo Rota 2 que inclui as tortillas com todos os molhos da casa (nacho, guacamole, chilli beans, pico de galo e sour cream), tacos e burritos, ambos nas opções de carne e frango. A comilança já estava garantida. Eu só precisava me virar com a decoração, as bebidas e os doces.
Para combinar com o tema optei pelas cervejas mexicanas Sol e Dos Equis (XX). Como o supermercado não possuía grande quantidade delas em estoque, complementei com Stella Artois, que sempre agrada. Além disso, levei duas garrafas de José Cuervo Reposado para a clássica rodada de tequila. Isso sempre anima a festa e não deu outra!
Passei uma semana preparando a seleção de músicas, incluindo as mexicanas mais famosas (coloquei a lista ao final do post). Elas tocaram durante a primeira hora da festa para dar um clima e toda vez que rolava a chamada para a tequila!
A decoração foi basicamente resolvida no Saara (maior centro comercial no Rio). Também aproveitei a ida até lá para comprar aqueles descartáveis mais firmes (quase um acrílico) nas cores vermelha e verde. Para as mesas fiz vazinhos de cacto usando folha de EVA verde, palito de churrasco, cola quente, sal grosso e potes imitando vazo de barro. Criei um cardápio impresso em papel fotográfico que foi super útil para os convidados saberem o que estava sendo servido.
Para a mesa dos doces usei toalhas de TNT nas cores da bandeira do México. Também coloquei uns bigodes produzidos com folha de EVA preta, palito e cola quente. Para decorar os brigadeiros, que foram encomendados da Sweet Dreams (sobre os quais a Maysa já escreveu aqui), espetei caveiras mexicanas. Os cupcakes foram o grande destaque da mesa, personalizados pela Ladeiras Doces, empresa de uma amigona minha (a Simone). Além de lindos estavam deliciosos. A massa era de baunilha e o recheio de ganache de limão. A Si também fez brigadeiros de colher em copinhos de tequila!! Perfeito! No ambiente da tequilada, usei garrafas de bebidas mexicanas (margarita e cerveza) para receber rosas vermelhas.
Outros ambientes também receberam arranjos de flores em garrafas. Além de garantir a comilança caprichada, o Rota 66 também leva alguns itens que contribuem muito para a decoração: uns sombreros onde são servidas as tortillas com o molho no centro e mantas coloridas. Devo dizer que fiquei muito satisfeita ao contratar o buffet do Rota. Além da conhecida qualidade do seu cardápio e dessas contribuições voluntárias para a decoração, o atendimento é primordial. Tanto no pré evento que foi todo feito com a Ana, como no dia da festa, quando a presença do garçom Valdir foi super elogiada. Ele entra no clima da festa, é super atencioso e prestativo e ainda comandou junto com o cozinheiro (nota 10 também) uns pratos extras, como o filezinho aperitivo ao molho Pico de Galo. Soube aproveitar os ingredientes contratados pra oferecer opções fora do cardápio. Quem quiser ser atendido por ele basta ir ao Rota 66 da Cobal do Humaitá, onde ele trabalha por mais de 10 anos.
Para encerrar, apesar de não ter nada de mexicana, não podia deixar de comentar a indicação de um amigo para a torta do parabéns. Queria um sabor fresquinho por conta do calor e ele me indicou uma torta alemã com cobertura de Amoras. Divina!!! Não sobrou uma fatia pra contar história. Feita pela Piffer Torteria, também disponível em tamanho mini para devorar em casa!
Lista de músicas mexicanas
Corazón espinado – Maná e Santana
Fonseca – Como me mira
Gloria Estefan – Conga
Guadalajara – Mariachi Vargas, Camperos y America
Guantanamera
las mananitas
Los del Rio – Macarena
Los Panchos – Solamente una vez
Mariachi Vargas – Cielito Lindo Huasteco
Noche Plateada- Los Nuevos Rebeldes
Tha Mexakinz – Cok Bak Da Hamma!
Tha Mexakinz – Da Method
Tino Rossi – Besame Mucho, 1945
Vicente Fernandez – La Ley Del Monte
Buffet: Rota 66
Contato: Ana
Site: http://www.restauranterota66.com.br/
e-mail: contato@restauranterota66.com.br
Brigadeiros – Sweet Dreams
Contato: Laila
Site: http://www.sweetdreams.com.br/
e-mail: sweetdreamsbrigadeiros@gmail.com
Tel: (21) 7635-3951
Cupcakes – Ladeiras Doces
Contato: Simone
Site: http://www.ladeirasdoces.com.br/
e-mail: contato@ladeirasdoces.com.br
Tel: (21) 3439-5769 / 8131-0151
Torta – Piffer
Contato: Fernando
Site: http://www.piffer.com
e-mail: fernando@piffer.com
Tel: (21) 2527-5151
Espero que tenham gostado das dicas. A festinha foi sucesso. Hasta la vista! Besos
Paula
Adorei suas dicas! Tô querendo fazer uma festa mexicana no meu aniversário também e vejo que já arrumei uma playlist! hahaa
Oi Nathália! Que bom! Eu sempre tive vontade de fazer uma festa mexicana e me realizei organizando essa. Foi muito divertido. Usei as músicas mexicanas para a recepção dos convidados e para sinalizar cada rodada de tequila! 😉
Beijos,
Paula
Pingback: Gastronomia: Sí Señor
Adorei suas dicas.Segui muitas delas.Tudo de bom!
Angeli Rose