Oi pessoal,
Hoje encerro a série de dicas sobre Mauá, dividindo boas surpresas da gastronomia de Mauá, com destaque para a Vila de Maringá. Além do japonês da Pousada Warabi, que já apresentamos aqui, dois restaurantes merecem destaque e valem a visita: O Rosmarinus e o Saveur de Vanille.
Antes de contar sobre as duas experiências, tenho também algumas dicas para os apreciadores de cerveja. Mauá possui uma cerveja artesanal chamada Serra Gelada e ela pode ser encontrada por lá facilmente. O chopp artesanal “Dona Mathilde”, produzido em Itatiba – SP, é o ponto forte do Bar Pingo de Mel, quiosque localizado ao lado da Pousada Warabi.
Quem estiver com apetite para uma degustação de cervejas, vale conhecer o Bar Bier Garten, no lado mineiro da Vila de Maringá, anexo ao restaurante Champignon. O bar possui mais de 90 rótulos de cervejas nacionais e importadas e um cardápio com diversas opções de comida e petiscos alemães. Nós experimentamos o mix de salsichas com cesta de pães e quatro molhos. Não achei nada demais. Bom mesmo foi tomar umas cervejinhas mais encorpadas. A escolha foi pela Coruja, cerveja artesanal fabricada em Teutônia (RS).
Agora vamos aos restaurantes. O Rosmarinus foi a melhor refeição de toda a viagem. O restaurante funciona há 12 anos em um casarão com estilo rústico, localizado na Estrada Mauá-Maringá. Com uma gestão ambientalmente responsável, além dos cuidados com resíduos, a cozinha do Rosmarinus, comandada pelos chefs Diego Santos e Julio Buschinelli, valoriza os produtores locais através da compra de frutas, verduras, ovos e queijos. Os temperos e ervas utilizados são plantados na própria horta.
Nosso jantar teve início com o couvert, que definitivamente não pode ser dispensado, e normalmente inclui creme de legumes do dia, grissinis, focaccia de alecrim, pão rústico, manteiga, batatas calabresas rústicas, berinjela e tomates grelhados, azeitonas temperadas e alho confit. Se os pratos principais não fossem tão deliciosos, dava para ficar só no vinho, repetindo o couvert. Fantástico!
As massas são feitas de forma artesanal na própria casa, com ovos caipiras e farinha de grano duro italiano. Queria pedir um prato típico da região, então optei pelo Raviolini de Brie ao pesto de pinhão e rúcula selvagem (vencedor do Concurso de Pinhão – 2012). Levíssimo e cheio de sabor!
O prato do Pedro foi a Truta à Visconde de Mauá, que consiste em um filé de truta salmonada, empanada com aveia e ervas sobre molho de azedinha e capim limão, purê de batatas e queijo de cabra. Também delicioso…
A sobremesa escolhida foi o merengue italiano com frutas vermelhas. Incrível!!!
Outro local que merece destaque é o Saveur de Vanille, também conhecido como Bistrô das Meninas, numa referência a suas proprietárias, Noemi Del Passo e Renata Nesti. Localizado no lado mineiro de Maringá, o local foi inaugurado em 2003 com a proposta de ser ao mesmo tempo uma boulangerie, um café, uma pâtisserie e um bistrô. E ainda conta com uma charmosa livraria. Todos os produtos são de fabricação própria. A casa também fornece as famosas baguetes e croissants a alguns dos melhores restaurantes e pousadas de Mauá.
O ambiente é muito aconchegante, com clima parisiense, que é percebido até no cardápio escrito a mão. Já que fomos para jantar e não estávamos com apetite suficiente para experimentar os famosos pães artesanais de entrada, fiz questão de optar por um prato que tivesse um toque da boulangerie. Então, escolhi o filet de truta na massa folhada com mix de folhas verdes e molho de cogumelos shimeji. Sensacional!!! O peixe estava perfeito e a massa folhada, levíssima, manteve a crocância até o término do prato. Achei fofo o formato de truta que fizeram com a massa (reparem na foto). Palmas para o molho de cogumelos, com um sabor delicioso, que fez a diferença. De alguma forma me fez lembrar o molho do Le Relais de l’Entrecôte em Paris.
Abrimos mão do vinho para experimentar o suco natural de amoras. A troca valeu a pena. O suco estava muito gostoso. Como esse prato é muito bem servido e o suco é bem consistente, tivemos que dispensar a sobremesa. Então, encerramos à noite fria de verão em Mauá com um chá twinings de camomila, mel e baunilha. E já estávamos pronto para mais uma noite de sono. =)
Encerro aqui a série de dicas sobre Mauá. Espero que tenham curtido!!
Rosmarinus
Estrada Mauá-Maringá (Km 4,5)
e-mail para reserva: contato@rosmarinus.com.br
Tel: (24) 3387-1550
Saveur de Vanille
Vila de Maringá (MG)
e-mail: bistrodasmeninas@uol.com.br
Tel: (24) 3387.1461
Paula
1 comment
TUDO PERFEITO. MUITO BOMMMMM MESMO.