Oi pessoal,
No segundo post da série com dicas sobre Mauá, vou contar sobre o passeio que fizemos para as cachoeiras do Alcantilado. Nós já conhecíamos as cachoeiras da Maromba da nossa última viagem, então queríamos fazer um programa novo e mais afastado, com a ideia de que estaria menos movimentado.
As cachoeiras do Alcantilado são uma sequência de nove quedas, tendo a última 50 metros. Elas estão localizadas a 5 Km da estrada Mauá–Maringá em um sítio no Vale do Alcantilado. Por ser uma propriedade particular, na entrada é cobrada uma pequena taxa de preservação e manutenção, que inclui o estacionamento.
O passeio por todas as cachoeiras consiste em 3 km (ida e volta), passando por algumas trilhas de intensidade leve à moderada. A caminhada dura entre 1 a 2 horas com paradas para curtir as cachoeiras. Algumas delas formam piscinas naturais permitindo o mergulho e as quedas d’água fazem uma massagem intensa. O passeio é revigorante…
Ao final do passeio, vale uma parada na pastelaria, que fica logo após a entrada do sítio. Os pastéis de lá são aqueles grandes, no estilo “pastel de vento” só que com bastante recheio e muito saborosos. A variedade é boa. Pena que naquele dia já tinha acabado o de pinhão (semente do Pinheiro Brasileiro, árvore típica da região). Então, fui no clássico sabor de queijo. Também vale experimentar o suco natural de framboesa. Eu pedi batido com suco de laranja. Para acalmar a espera pelo pastel, a dupla cerveja + cachaça artesanal com mel desce redondo!
Esse não foi o único passeio a cachoeiras que fizemos. Aproveitamos a quarta-feira de cinzas, quando a maioria das pessoas já estava deixando Mauá, para fazer uma caminhada da nossa pousada até a Cachoeira do Escorrega, localizada 3 km acima da Vila da Maromba. Não fomos com o propósito de ficar nas cachoeiras da Maromba, apesar do Pedro ter se aventurado no Escorrega. As condições não eram muito favoráveis. Por conta das chuvas fortes do final de janeiro, o rio estava bem cheio e por isso, a queda da cachoeira estava bem intensa.
A ideia era mesmo caminhar sem rumo e foi muito gostoso. Percorremos cerca de 15 Km naquele dia e terminamos o passeio com o habitual mergulho no Rio Preto em frente ao nosso chalé.
No próximo e último post, será a vez das dicas gastronômicas de Mauá! Aguardem… :p
Paula
3 comments
ESPETÁCULO DE LUGAR.
Bom demais Alê!!! Obrigada pelo comentário 😉
Olá… Irei para esta região, neste fds, e vou tentar achar ! E se ainda for possível, fazer essa sua preciosa dica! Cachoeiras e pastel! Urruuuuh!! Super valeu