De malas prontas: Visconde de Mauá (RJ) – Parte 2/3

Oi pessoal,

No segundo post da série com dicas sobre Mauá, vou contar sobre o passeio que fizemos para as cachoeiras do Alcantilado. Nós já conhecíamos as cachoeiras da Maromba da nossa última viagem, então queríamos fazer um programa novo e mais afastado, com a ideia de que estaria menos movimentado.

Cachoeira do Alcantilado

Cachoeira do Alcantilado

As cachoeiras do Alcantilado são uma sequência de nove quedas, tendo a última 50 metros. Elas estão localizadas a 5 Km da estrada Mauá–Maringá em um sítio no Vale do Alcantilado. Por ser uma propriedade particular, na entrada é cobrada uma pequena taxa de preservação e manutenção, que inclui o estacionamento.

O passeio por todas as cachoeiras consiste em 3 km (ida e volta), passando por algumas trilhas de intensidade leve à moderada. A caminhada dura entre 1 a 2 horas com paradas para curtir as cachoeiras. Algumas delas formam piscinas naturais permitindo o mergulho e as quedas d’água fazem uma massagem intensa. O passeio é revigorante…

Uma das primeiras cachoeiras do passeio

O passeio começa com leves quedas d’água

Muito verde e ar puro

Muito verde e ar puro

Mais uma cachoeira no caminho

Mais uma cachoeira no caminho

A ponte que dá início à subida até a Cachoeira do Alcantilado

A ponte que dá início à subida até a Cachoeira do Alcantilado

Lá está ela

Lá está ela

50 metros de queda

Quase embaixo dos 50 metros de queda

Um outro ângulo da Cachoeira do Alcantilado

Um outro ângulo da Cachoeira do Alcantilado

Ao final do passeio, vale uma parada na pastelaria, que fica logo após a entrada do sítio. Os pastéis de lá são aqueles grandes, no estilo “pastel de vento” só que com bastante recheio e muito saborosos. A variedade é boa. Pena que naquele dia já tinha acabado o de pinhão (semente do Pinheiro Brasileiro, árvore típica da região). Então, fui no clássico sabor de queijo. Também vale experimentar o suco natural de framboesa. Eu pedi batido com suco de laranja. Para acalmar a espera pelo pastel, a dupla cerveja + cachaça artesanal com mel desce redondo!

Cervejinha com cachaça

Cervejinha com cachaça

Suco de framboesa com laranja e pastel de queijo

Suco de framboesa com laranja e pastel de queijo

Esse não foi o único passeio a cachoeiras que fizemos. Aproveitamos a quarta-feira de cinzas, quando a maioria das pessoas já estava deixando Mauá, para fazer uma caminhada da nossa pousada até a Cachoeira do Escorrega, localizada 3 km acima da Vila da Maromba. Não fomos com o propósito de ficar nas cachoeiras da Maromba, apesar do Pedro ter se aventurado no Escorrega. As condições não eram muito favoráveis. Por conta das chuvas fortes do final de janeiro, o rio estava bem cheio e por isso, a queda da cachoeira estava bem intensa.

Cachoeira do Escorrega

Cachoeira do Escorrega

A ideia era mesmo caminhar sem rumo e foi muito gostoso. Percorremos cerca de 15 Km naquele dia e terminamos o passeio com o habitual mergulho no Rio Preto em frente ao nosso chalé.

No próximo e último post, será a vez das dicas gastronômicas de Mauá! Aguardem… :p

Paula

Paula nova

Deixe uma resposta

  1. Olá… Irei para esta região, neste fds, e vou tentar achar ! E se ainda for possível, fazer essa sua preciosa dica! Cachoeiras e pastel! Urruuuuh!! Super valeu