De malas prontas: Sob o céu de Florença

Oi pessoal,

Berço do Renascimento italiano e uma das cidades mais belas do mundo, Florença é cenário de catedrais e obras de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli, Donatello, dentre outros. Cerca de 40% do acervo artístico italiano encontra-se ali, na capital da Toscana.

Por todas essas qualidades, é um destino requisitado e quase sempre entupido de turistas. Minha passagem por lá foi no outono de 2012, estação considerada média temporada, talvez porque não exista baixa temporada em Florença. Ainda com a grande circulação de pessoas, o cenário é tão avassalador que cala, e ao admirar toda a sua beleza, é como se o silêncio predominasse. Especialmente vendo o céu refletido no Rio Arno ou o sol se pondo nas pitorescas colinas de Oltrarno da Piazzale Michelangelo.

Rio Arno

Rio Arno

Rio Arno

Rio Arno

Passear por Florença é caminhar deixando-se levar. Basta percorrer alguns pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro e o melhor vai se apresentando.

O Duomo, também conhecido como a Catedral de Santa Maria del Fiore, deve ser admirado de baixo, por dentro, e do alto, pelo Campanile di Giotto.

Duomo, visto do Campanile di Giotto

Duomo, visto do Campanile di Giotto

Vista do Campanile di Giotto

Basílica di San Lorenzo, à esquerda, vista do Campanile di Giotto

Além do Duomo, do Batistério e do Campanile, as principais atrações são: a Piazza della Signoria, a Loggia dei Lanzi (galeria semi-aberta), a Fontana di Nettuno, o Palazzo Vecchio, a Ponte Vecchio, o Jardim de Boboli, o Forte Belvedere, a Basílica di San Lorenzo e a Galleria dell’ Accademia.

Ponte Vecchio

Ponte Vecchio

O maior presente de Florença encontra-se na Piazzale Michelangelo. Um bom digestivo pós-almoço é dispensar o ônibus e subir até essa praça pela Rampe del Poggi e suas escadarias e ladeiras. Para chegar lá, basta atravessar a Ponte alle Grazie, passando para a margem esquerda do Rio Arno, em direção à Piazza Giuseppe Poggi. Ali começa o percurso.

Réplica em bronze do Davi, na Piazalle Michelangelo

Réplica em bronze do Davi, na Piazalle Michelangelo

A vista de Florença da Piazzale Michelangelo impressiona e o pôr do sol foi o mais bonito que já vi. Assim como o céu de Florença…

Florença vista da Piazalle Michelangelo

Florença vista da Piazalle Michelangelo

Pôr do Sol visto da Piazalle Michelangelo

Pôr do Sol visto da Piazalle Michelangelo

Pôr do sol visto da Piazalle Michelangelo

Pôr do sol visto da Piazalle Michelangelo

Depois que a noite entrar e a fome bater, indico o restaurante il Pizzaiuolo. Lá comi a melhor burrata da vida (“Burrata di Corato”). E as pizzas são maravilhosas! Excelente forma de encerrar um dia perfeito em Florença.

il Pizzaiuolo
Via De’Macci, 113
Funcionamento:
Almoço: 12h30 – 14h30
Jantar: 19h30 – 00h30
Fechado aos domingos e durante todo o mês de agosto

Paula

Paula nova

 

 

 

Deixe uma resposta