Oi pessoal!
Depois de apresentar aqui a praia que escolhemos pra chamar de nossa na Tailândia, vou mostrar alguns dos passeios que fizemos no entorno de Railay. A programação desse dia é destinada à remada em Phra Nang Caves.
Em Railay West existem algumas opções de aluguel de caiaque, por hora ou por todo o dia, a um preço convidativo. É recomendável começar o passeio cedo para curtir as cavernas vazias. Nós pegamos o caiaque às 9h00 e fomos remando até à praia Phra Nang, localizada à esquerda de Railay. No percurso, é possível remar em meio a rochas gigantes, cavernas e grutas. Tudo isso em um mar de tons de azul e verde com água cristalina.
As formações rochosas de Phra Nang são famosas e atraem escaladores de todo o mundo. Além de oferecer cenários lindíssimos, as pegadas são fantásticas. Na praia são oferecidos cursos para iniciantes em um paredão principal e os experientes podem se aventurar à vontade em diversos pontos. Para os mais avançados, é possível também praticar a modalidade free climbing no meio do mar, ao escalar as paredes e estalactites das grutas.
Com toda fama e beleza, dignas de aparições em diversos cartões postais da Tailândia, Phra Nang é uma praia bem movimentada. Durante o dia, diversos longtails ficam ancorados à beira do mar servindo pratos e bebidas. Nós não chegamos a fazer nenhuma refeição por ali, mas curtimos muito o milho doce no palito acompanhado pela cerveja tailandesa Chang. Também provei o smoothie de manga, muito gostoso. A manga é muito doce na Tailândia. Uma delícia.
Uma particularidade curiosa de Phra Nang é uma caverna localizada no canto esquerdo da praia, próxima ao paredão de escalada, com a presença de um templo. Acredita-se que este é habitado pelo espírito de Phranang (Princess Goddess), à quem foram conferidas diferentes lendas. Em uma delas, uma princesa indiana morreu no naufrágio de um navio, e desde então, seu espírito ocupa a caverna. Em outra versão, Phranang era esposa de um pescador local, que em um dia de trabalho foi ao mar e nunca mais retornou. E por todos os dias de sua vida, a mulher esteve na caverna, olhando ao mar, aguardando pelo retorno do seu marido.
Sendo assim, pescadores e marinheiros oram e fazem oferendas ao espírito de Phranang em troca de sorte e proteção. Curiosamente, as principais oferendas são esculturas de madeira no formato de pênis (lingams), de tamanhos e cores diferentes. Lingams são o símbolo de Shiva, a deusa hindu, e são associados à fertilidade e à virilidade. Há ainda a crença popular que, toda vez que um lingam for lançado em qualquer ponto da costa de Krabi durante a maré cheia, seu destino final será a caverna de Phra Nang.
Depois de relaxar por um tempo em Phra Nang, voltamos ao mar para o segundo tempo de remada. Retornamos à Railay às 16h00, a tempo de curtir um pouco mais da nossa praia e comer no restaurante do nosso hotel, admirando mais um lindo pôr do sol.
No próximo post contarei sobre o passeio de barco pelas Ilhas Phi Phi, dentre elas a famosa Maya Bay (do filme “A Praia”, do Leonardo DiCaprio). Aguardem!
Beijos,
Paula
Pingback: De malas prontas: Railay Beach - A melhor praia da Tailândia
Pingback: De malas prontas: Melhores dicas da Tailândia