Oi pessoal,
Continuando com as dicas da Serra Gaúcha, depois de passar alguns dias no Vale dos Vinhedos, fomos conhecer as charmosas cidades de Gramado e Canela. Esse destino é ideal para casais em clima de romance e para a família com crianças. Quando fomos em abril, logo após a Páscoa, a Chocofest tinha acabado de ocorrer. Nessa época do ano, acontece o Natal Luz, que estreou sua programação em 30 de outubro e vai até 11 de janeiro de 2015.
A distância entre os dois municípios é de apenas 9 Km e ambos oferecem boas opções para hospedagem. As atrações diurnas e ao ar livre que vou listar aqui se concentram em Canela. Para curtir a noite, basta se deixar levar pela Avenida Borges de Medeiros, em Gramado.
Para curtir a natureza
O Teleférico de Canela oferece uma linda vista do vale e da Cascata do Caracol. Além do próprio passeio de bondinho e do mirante, o parque também conta com o Espaço das Esculturas que Falam, com 85 esculturas talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010), que simulam os sons dos animais.
O Parque da Ferradura, também em Canela, possui lindos mirantes e diversas trilhas com diferentes níveis. Nós fizemos a mais longa que leva até a base do rio e à Cachoeira do Arroio Caçador. Lindíssimo!
O Lago Negro, em Gramado, é uma opção mais light para curtir a natureza. Vale uma volta, seja caminhando ou de pedalinho, ou sentar para relaxar e fazer um piquenique à sombra das árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, motivo que deu o nome a esse lago.
Para o fim de tarde
Vale a pena conferir o contraste do pôr do sol com a bela Catedral de Pedra, no estilo gótico inglês, em Canela. Ao anoitecer, as luzes da Catedral alteram suas cores a cada minuto proporcionando um colorido muito bonito.
Para comer
Não deixe de comer uma massa na Catina Pastasciutta, em Gramado. A nossa escolhida foi o Tagliatelle Branco à Primavera (escalopes de filé, moçarela de búfala, azeite de oliva, tomate seco, manjericão, manjerona, sálvia e cheiro verde). Foi a melhor refeição da viagem e uma das melhores massas que já comi!
O Empório Canela é uma graça. Vale a visita, independente de qual será a refeição do dia eleita. O cardápio é completo, muito apetitoso e o preço é bem honesto, fora o ambiente que é uma graça. Além do restaurante, o Empório também possui uma livraria e vende itens de decoração. Nós fomos para o almoço. Pedimos um vinho do Vale dos Vinhedos (da Vinícola Lidio Carraro) e escolhemos o Toque de Canela (Peixe branco grelhado ao molho picante de coco e pimentões com purê de mandioquinha e um toque de canela) e o Salmão (grelhado na manteiga de ervas com batata broto assada e vegetais – berinjela, cenoura torta, tomate cereja e aspargos frescos). Para fechar, fomos de Creme Vanilla (expresso, leite, chocolate branco e essência de baunilha). Tudo ótimo! Recomendo muito.
Outras dicas gerais
- Café Colonial: para começar o dia sem pressa e comer muito. Existem várias opções na estrada Gramado-Canela
- Um lanche à tarde na Casa da Velha Bruxa, em Gramado
- Chocolates: a Serra Gaúcha é a terra do chocolate artesanal no Brasil, com diversas marcas a escolher
- Snowland: para ver neve pela primeira vez e aprender a esquiar ou fazer snowboard
- Park Knorr: Aldeia do Papai Noel
- Mini mundo
- Sugestões de hospedagem: Casa da Montanha ou Serrano Resort, ambos em Gramado
Espero que tenham gostado das dicas! Beijos e até a próxima viagem!
Paula
1 comment
Paula!!
As dicas estão mesmo ótimas! Os lugares indicados foram bem os que nossos anfitriões tinham preparado no roteiro: pastasciuta, casa da velha bruxa, snowland! Acrescentaria ainda a galeteria ‘di Paolo’ e a almoço e visita a Casa Valduga que foi mara! Beijo!!