Olá pessoal!

Semana passada tive que tirar alguns dias de férias remanescentes do trabalho, e decidi fazer uma breve viagem para o litoral norte de Maceió. Antes de começar a contar para vocês das maravilhas deste lugar, peço desculpas pela qualidade das fotos. Fiz o favor de esquecer a câmera fotográfica em casa e tive que tirar todas no celular. #mybad

Acabei escolhendo a Pousada Borapirá para me hospedar, que fica na Praia de Tatuamunha (entre o Oceano Atlântico e o Rio Tatuamunha), localizada no município de Porto de Pedras. Cheguei de avião no aeroporto de Maceió no sábado e contratei previamente um transfer, indicado pela própria pousada: a Martins Viagens e Turismo. O trecho de aproximadamente 120 km levou 2h e foi bastante tranquilo. Como estava sozinha e não conhecia a região, achei melhor contratar o transfer ao invés de alugar um carro. Estando com mais alguém, eu recomendaria alugar um carro para ter mobilidade para visitar as praias e os restaurantes das pousadas da região. Fica a dica!

Mapa Litoral Norte Maceió

Abril é baixa temporada na região. Isso significa que as praias e pousadas estavam bem vazias e tranquilas, ideal para quem está em busca de paz e sossego. Além disso, os preços das pousadas ficam bem mais amigáveis nesta época. A desvantagem é que durante o dia ocorrem chuvas ocasionais e o mar acaba ficando “sujo”, ou seja, a água não fica tão azul e cristalina quanto na alta temporada, porque fica mexido pelas chuvas.

No domingo e na segunda aproveitei os dias para caminhar pelas praias no entorno da pousada. Caminhei à esquerda pela Praia de Tatuamunha e pela Praia do Laje. Durante o dia, quando a maré está baixa, observei muito sargaço, uma espécie de alga marinha oriunda dos recifes que é trazida pela maré e acaba ficando depositada na faixa da areia. Em alguns pontos de muita concentração o cheiro era forte e desagradável. No final do dia sempre aproveitava a piscina da pousada para nadar e relaxar um pouco.

IMG_0955 cópia

IMG_0857 cópia

Areia aparente durante a maré baixa

IMG_0747 cópia

Acúmulo de sargaço na areia

Em alguns pontos se formava um banco de areia pelo qual era possível caminhar muitos metros para dentro do mar. Devo dizer que para nado, não achei as praias boas, pois a maré fica tão baixa que a água fica na altura do tornozelo por kilômetros praia adentro durante a maior parte do dia.

IMG_0778 cópia

Banco de areia aparente devido à maré baixa

Não sei dizer exatamente nas fotos se é a Praia de Tatuamunha ou a Praia do Laje, pois não há uma divisão aparente entre elas, principalmente para quem desconhece a região. Uma simplesmente é a sequência da outra. Confiram mais algumas fotos dessa paisagem incrível.

IMG_0850 cópia

IMG_0774 cópia

IMG_0841 cópia

Durante meu passeio encontrei esta alga da foto abaixo na areia. O nome dela é umibudo, conhecida como uva do mar, e descobri que já tem sido utilizada por alguns restaurantes de comida japonesa.

IMG_0780 cópia

E aí, gostaram do post? Aguardem os próximos com mais dicas da região.

CONTATOS

Pousada Borapirá

E-mail: reservas@borapira.com.br

Tel: (82) 3298-6520 / (82) 9652-1918 / (82) 9135-3510

Martins Viagens e Turismo

E-mail: martinsviagemeturismo@gmail.com

Telefone: (82) 9321-1360 / 9991-9308

Maysa

Perfil_Maysa

Related posts: