Olá pessoal!
A dica de hoje é de um passeio muito bacana que fiz em Ushuaia.
O passeio começou às 9h30min. Saímos de ônibus em frente à Companhia de Turismo Rumbo Sur e pegamos a Rota Nacional n° 3 (Panamericana). A primeira parada foi no Mirador del Valle Carbajal, de onde pudemos conferir uma bela paisagem dos Andes Fueguinos…
Depois pegamos a estrada novamente em direção ao Lago Escondido. Pudemos avistar a estação de esqui Cerro Castor que funciona na época do inverno.
Passamos pelos vales cobertos de turfa, um material formado pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços. A turfa surgiu nessa região por conta das castoreiras. Os humanos, com sua inconsequência sem fim, trouxeram os castores do Canadá para explorar o mercado de peles. No entanto, como o clima da região é mais ameno que o do Canadá, a pele mudou e deixou de ser interessante para o comércio. Soma-se a isso a ausência de predadores naturais neste ambiente e os castores viraram uma praga. O governo chegou a oferecer uma recompensa pífia aos caçadores para tentar resolver o problema, o que obviamente não ajudou em nada. Então hoje o que vemos são ambientes destruídos e alagados como os da foto abaixo. Um fato interessante para explicar a depredação é que os dentes dos castores não param de crescer ao longo de toda sua vida, logo eles estão sempre roendo as árvores para gastá-los. Caso contrário, eles morrem pois os dentes entram no crânio. Tenso!
Finalmente paramos no mirador Paso Garibaldi para avistar o Rio Escondido, onde pegamos nossa primeira neve da vida. Muito bacana e muito, muiiitttoooo frio!!!
Depois paramos rapidamente no Centro Invernal Tierra Mayor para usar o banheiro. Na volta paramos lá para almoçar. Foi um dos melhores almoços da viagem, mas isso é assunto para um próximo post… Então fomos direto para o belíssimo Lago Fagnano, localizado na fronteira entre Argentina e Chile. O lago é lindíssimo! Valeu muito a pena pela bela paisagem…
O passeio foi de 9h30min às 16h, e custou $ 350 pesos por pessoa, fora o almoço. Passeio tranquilo, ótimo para intercalar com os mais pesados. Também é possível alugar um carro e fazer tudo a seu tempo, pois a estrada é bem tranquila. Uma terceira opção é fazer o passeio em 4 x 4, saindo da Rota Nacional e indo por estradas de terra.
E aí, curtiram a dica?!
Maysa
3 comments
Eu sempre quis ir pra Ushuaia, mas acho as passagens que saem do Rio de janeiro tão caras…. Vou tomar coragem! hahaha Bjs
Pois é, eu fiquei primeiro em Buenos Aires e de lá fui para Ushuaia e depois para El Calafate.
Vale muito a pena! Ushuaia é incrível!
Bjs
[…] comentei no post sobre o passeio aos lagos Escondido e Fagnano, estava incluída uma parada no Centro Invernal […]