De malas prontas: Lagos Escondido e Fagnano – Ushuaia (AR)

Olá pessoal!

A dica de hoje é de um passeio muito bacana que fiz em Ushuaia.

O passeio começou às 9h30min. Saímos de ônibus em frente à Companhia de Turismo Rumbo Sur e pegamos a Rota Nacional n° 3 (Panamericana). A primeira parada foi no Mirador del Valle Carbajal, de onde pudemos conferir uma bela paisagem dos Andes Fueguinos…

Fagnano e Escondido 01

Depois pegamos a estrada novamente em direção ao Lago Escondido. Pudemos avistar a estação de esqui Cerro Castor que funciona na época do inverno.

Fagnano e Escondido 02

Passamos pelos vales cobertos de turfa, um material formado pela decomposição de vegetais acumulados em terrenos alagadiços. A turfa surgiu nessa região por conta das castoreiras. Os humanos, com sua inconsequência sem fim, trouxeram os castores do Canadá para explorar o mercado de peles. No entanto, como o clima da região é mais ameno que o do Canadá, a pele mudou e deixou de ser interessante para o comércio. Soma-se a isso a ausência de predadores naturais neste ambiente e os castores viraram uma praga. O governo chegou a oferecer uma recompensa pífia aos caçadores para tentar resolver o problema, o que obviamente não ajudou em nada. Então hoje o que vemos são ambientes destruídos e alagados como os da foto abaixo. Um fato interessante para explicar a depredação é que os dentes dos castores não param de crescer ao longo de toda sua vida, logo eles estão sempre roendo as árvores para gastá-los. Caso contrário, eles morrem pois os dentes entram no crânio. Tenso!

Fagnano e Escondido 03

Finalmente paramos no mirador Paso Garibaldi para avistar o Rio Escondido, onde pegamos nossa primeira neve da vida. Muito bacana e muito, muiiitttoooo frio!!!

Fagnano e Escondido 05

Fagnano e Escondido 04

Depois paramos rapidamente no Centro Invernal Tierra Mayor para usar o banheiro. Na volta paramos lá para almoçar. Foi um dos melhores almoços da viagem, mas isso é assunto para um próximo post… Então fomos direto para o belíssimo Lago Fagnano, localizado na fronteira entre Argentina e Chile. O lago é lindíssimo! Valeu muito a pena pela bela paisagem…

Fagnano e Escondido 06

Fagnano e Escondido 07

Fagnano e Escondido 08

O passeio foi de 9h30min às 16h, e custou $ 350 pesos por pessoa, fora o almoço. Passeio tranquilo, ótimo para intercalar com os mais pesados. Também é possível alugar um carro e fazer tudo a seu tempo, pois a estrada é bem tranquila. Uma terceira opção é fazer o passeio em 4 x 4, saindo da Rota Nacional e indo por estradas de terra.

E aí, curtiram a dica?!

Maysa

Perfil_Maysa

Related posts:

Deixe uma resposta

  1. Pois é, eu fiquei primeiro em Buenos Aires e de lá fui para Ushuaia e depois para El Calafate.
    Vale muito a pena! Ushuaia é incrível!
    Bjs

  2. Pingback: O fantástico cordeiro patagônico do Tierra Mayor - Ushuaia (AR) - DO QUE EU PRECISO