Receita: Risoto de queijos com geleia agridoce de pimenta vermelha e copa grelhada

A receita de hoje foi invenção do meu namorado. A base é um risoto de queijos (gorgonzola, camembert, parmesão, mozzarella de búfala e cottage), ao lado ele colocou fatias de copa grelhadas no “George Foreman Grill“, e por cima, geleia agridoce de pimenta vermelha (nós utilizamos a geleia da marca Queensberry, fácil de achar em supermercados).

Ficou muito bom e diferente. Confiram!

 

Receita para 2 pessoas.


Ingredientes:

100g de queijo camembert

50g de queijo gorgonzola

50g de queijo mozzarella de búfala

50g de queijo cottage

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola grande picada (pode adicionar temperos a seu gosto: alho, etc.)

2 xícaras de arroz para risoto (arbóreo, de preferência)

250ml de vinho branco seco (ou vermute seco)

1 litro de caldo de legumes

1 colher de sopa (generosa) de manteiga

100g de copa fatiada

2 colheres de sopa de geléia agridoce de pimenta vermelha

Sal e pimenta a gosto

Copa fatiada

Preparo:

Coloque a copa fatiada para grelhar, por aproximadamente 5 minutos, até ficar crocante. Reserve.

Risoto

Preparo:

1º Passo: Aqueça o caldo em fogo baixo em uma panela (à parte). Na panela ‘principal’, doure a cebola picada (e outros temperos do seu gosto) no azeite em fogo médio. Junte o arroz.

2º Passo: Agora o arroz vai começar a fritar lentamente, por isso continue mexendo bem. Quando o arroz estiver ligeiramente translúcido (em no máximo 3 minutos), jogue o vinho (ou o vermute) e continue mexendo (agora é só esperar o álcool evaporar).

3º Passo: Agora que o arroz absorveu o vinho (ou o vermute), junte a primeira concha de caldo quente (de legumes). Abaixe levemente a temperatura do fogo (entre médio e baixo) e continue mexendo. Continue juntando cada concha do caldo, sempre mexendo, mantendo o arroz sempre cremoso. Esse processo deve durar uns 15 minutos. Prove o arroz para ver se está cozido (lembrando da textura e consistência geral), senão, continue juntando mais caldo até os grãos estarem cozidos e “al dente“ (se acabar o caldo antes de o arroz estar cozido, ferva um pouco mais de água).

4º Passo: Finalizada a etapa anterior, apague o fogo e junte a manteiga e os queijos. Mexa bem até ficar homogêneo. Coloque o risoto no prato e por cima coloque 1 colher de sopa de geléia agridoce de pimenta vermelha. Agora é só colocar as copas grelhadas no prato.

Sirva e bom apetite!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Preciso aprender a cozinhar urgentemente… Fiquei com água na boca!!!
    Parabéns pelo blog, adorei… Bjs, Carine