Receita: Bolo de Chocolate Amargo da Roberta Sudbrack

Não sei se vocês viram mas semana passada a querida chef Roberta Sudbrack foi ao programa da Ana Maria Braga preparar a receita de seu famoso bolo de chocolate amargo. Eu, doida que era pra comer esse bolo, acordei mais cedo só pra assistir ao programa e pegar todas as dicas.

Se você quiser assistir basta acessar este link: http://www.receitas.com/maisvoce/bolo-de-chocolate-amargo-de-roberta-sudbrack-4d94f30e19dd407d16000002

O chocolate que ela usa é o Amma, de Salvador – Bahia. Segue o site da marca: http://www.ammachocolate.com.br/

Nem preciso dizer o quanto eu quero experimentar esse chocolate, né?! Na falta de, comprei o chocolate meio amargo da Hershey’s para fazer esta receita maravilhosa. Caso alguém não conheça, segue o link: http://www.hersheys.com.br/produtos.aspx?id=9

Uma dica que achei muito legal foi a de não encostar a panela do chocolate na água, ao derreter em banho maria. Ela disse para deixar um espaço entre uma panela e outra de modo que o chocolate derreta só com o vapor que sobe. Adorei!

Na receita diz para deixar 10 minutos no forno. Mas como meu forno é péssimo, eu tive que deixar 20 minutos. Tem que ter muito cuidado para não deixar passar o ponto. É pra tirar quando forma essa casquinha por fora e ainda está mole por dentro.

Também não fiz a calda de chocolate pra colocar por cima. Acho que só o bolo já é suficiente pra matar toda a minha gordice! Hehe

Gente, sério! É o bolo mais maravilhoso que eu já comi na vida! Vale muito a pena e a receita é super fácil de fazer.

Confiram as fotos e a receita abaixo!

Bolo de Chocolate Amargo da Roberta Sudbrack

Massa

  • 400 g de chocolate meio amargo picado
  • 150 g de manteiga sem sal
  • 150 g de açúcar de confeiteiro
  • 5 gemas
  • 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 5 claras batidas em neve

Calda

  • 200 g de chocolate ao leite picado
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 20 g de manteiga

Modo de Preparo

Massa

1 – Numa panela em banho maria derreta 400 g de chocolate meio amargo picado, 150 g de manteiga sem sal e 150 g de açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem. Retire do fogo.

2 – Em uma vasilha coloque 5 gemas e acrescente 2 colheres (sopa) do chocolate (que acabou de derreter) para que as gemas fiquem na mesma temperatura do chocolate. Junte o restante do chocolate e mexa vigorosamente. Adicione com cuidado 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada e misture. Adicione 5 claras batidas em neve sempre fazendo movimentos de baixo para cima.

3 – Numa assadeira retangular untada (32 cm x 22 cm) coloque a massa de chocolate e leve ao forno médio pré-aquecido a 180º asse em forno por 10 minutos ou até que a superfície do bolo esteja seca. OBS: O interior deve estar úmido e pouco assado.

Calda

4 – Numa outra panela em banho maria derreta 200 g de chocolate ao leite picado, 100 ml de creme de leite fresco e 20 g de manteiga. Misture bem e mantenha aquecido.

Montagem

5 – Corte o bolo ainda morno em pedaços individuais e disponha no centro do prato. Cubra com a calda quente de chocolate e sirva em seguida. Se quiser sirva com sorvete de baunilha ou leite.

Deixe uma resposta

  1. Essa maravilha é o que você vai trazer pra gente???? Já estou com agua na boca….

    Beijos

    Fernanda

  2. AMADA SÓ TENHO A TE AGRADECER POR COMPARTILHAR COISAS BOAS… PARABÉNS… ENGOSDEI UM POUQUINHO MAS FOI ALGO QUE ME FEZ MUITO BEM.

    ABÇ.