Olá pessoal!
Hoje gostaria de contar para vocês sobre mais uma recém-descoberta de restaurante que fiz no Rio de Janeiro: o Irajá Gastrô.
O chef Pedro de Artagão comanda o restaurante que é de cozinha contemporânea e possui a opção de pedir pratos avulsos ou menu degustação.
Na dúvida do que pedir, diante de tantas opções interessantes, fomos de menu degustação, chamado Experiência Irajá, com 6 pratos por pessoa. Para os mais corajosos e famintos há também a opção de doze pratos por pessoa. Para a nossa supresa, acabamos recebendo 8 pratos cada um. Devo dizer que não estava preparada para comer tanto… Saí de lá rolando mais do que absurdamente satisfeita. Foi uma experiência incrível.
Achei o ambiente aconchegante e agradável. Os garçons se mostraram bastante simpáticos e explicaram cada prato que nos foi entregue na mesa, o que eu gostei bastante. Porém, no início o serviço foi um tanto lento e demoramos para conseguir pedir. Pequeno ponto negativo que foi redimido ao longo da noite.
Para beber, decidimos experimentar os sucos super diferentes do cardápio. Não lembro agora do que eram, mas estavam muito bons!
Nossa primeira entrada, que achei muito legal o fato de serem denominadas de “Primeiros”, foi o “Crudo de atum, coalhada, sauté de pepino”. Delicioso!
Depois fomos de “Caprese 4.0, mussarela de búfala líquida e manjericão”. Muito boa!
Também provamos o incrível “Pão-de-queijo de tapioca, coulis de damasco”. Queria comer uns 5 destes!
Eu, que adoro ovo, adorei o “Galinheiro – ovo organico caipira, glace de galinha caipira, curau de milho, crocante de canjiquinha”. Sensacional!
Até o momento todas as entradas foram levíssimas e estava super tranquilo. Eis que passamos a navegar pelas águas dos Segundos (pratos principais). O primeiro foi o “Gnocchi de batatas, vieiras, fonduta de alho poró”. Graças a este prato mudei minha má impressão das vieiras devido a uma experiência que tive em outro restaurante. O prato estava maravilhoso!
Depois recebemos o “Pancetta braseada, tropeirinho chique”. Lindo e muito gostoso! Senti que poderia ser acrescentado um tomilho fresco ali para harmonizar com a pancetta, mas é uma mera opinião pessoal e despretensiosa…
Para finalizar a sessão “Segundos”, fomos de “3x pato: arroz de jasmin, coxa confit, magret, foie gras”. Estava sensacional, mas é um prato pesado e gorduroso, o que pode não agradar qualquer paladar.
Agora na sessão “Terceiros”, ou seja, as sobremesas, recebemos o “Bolo quente de brigadeiro”. Muitíssimo bom, porém bastante doce. Quem prefere chocolate amargo, pode não gostar tanto. Gostei muito do “leite” no fundo para balancear com o super doce do bolo. Jeitinho de doce caseiro…
Achei a experiência incrível e pretendo voltar para provar os outros pratos que ficaram de fora do menu degustação. Recomendadíssimo!
Pra finalizar, algumas imagens da cozinha em ação…
Irajá Gastrô
Rua Conde de Irajá, 109
Reservas: 2246-1395
http://www.irajagastro.com.br/
Maysa