Gastronomia: Don Pascual

Olá pessoal,

Hoje vou apresentar um canto especial lá de Vargem Grande – RJ. Sabe quando dá aquela vontade de fugir da cidade em busca do sossego da Serra? Mas só de pensar no risco de nos depararmos com um engarrafamento na volta, já desistimos com receio de todo o relaxamento se esvair na estrada. O Don Pascual pode suprir tranquilamente a necessidade de quando nosso corpo pede uma pausa, em um lugar aconchegante, sossegado, romântico, rico na gastronomia e na carta de vinhos, e o melhor, a 30 minutos da Barra da Tijuca.

O Don Pascual é um mix de restaurante e pousada. É possível ir lá apenas para se deliciar com diversas opções de pizzas feitas no forno à lenha, ou desfrutar de um longo almoço seguido de uma merecida siesta em uma das 4 suítes (com reserva bem antecipada), ou até mesmo comemorar uma data especial em um fim de semana completo, com todos os cuidados que a pousada oferece.

O proprietário, Cláudio Kovachy, uruguaio radicado no Brasil há mais de vinte anos, acertou em cheio ao transformar o seu espaço no que é hoje o Don Pascual. A pousada está disponível também para eventos fechados, como confraternização de empresas, casamentos e festas de aniversário. As suítes também podem ser reservadas para Dia de Noiva e Noite de Núpcias. Tudo com um ar rústico, charmoso, e tranquilo. 

As minhas cinco visitas ao Don Pascual foram apenas para o restaurante, apesar de não faltar vontade para me hospedar lá. Mas a poucos 15 minutos dali, em Vargem Pequena, encontra-se o Sítio Veredas, propriedade da família de um amigo muito querido, onde já devo ter ido umas 100 vezes pelos últimos 9 anos, uma delas para o meu casamento.

A experiência que vou contar agora foi bem recente, nesse Carnaval, em que resolvemos fugir dos bloquinhos para relaxar no Sítio Veredas com nossos amigos. Em uma das noites, nos permitimos deixar o Sítio para ir ao nosso vizinho, Don Pascual. Estava bem tranquilo, afinal ali não costuma ser o foco para um domingo de Carnaval. Para nós estava perfeito!

Naquela região, mesmo no verão, é fresquinho, por isso fomos logo consultando a carta de vinhos e escolhemos um bem leve para acompanhar nossas esperadas pizzas.

De entrada pedimos a pizza branca e o couvert, totalmente indispensável, com pães variados e torradas sírias, acompanhados de pastas de tomate, roquefort e abacaxi com pimenta. Tudo confeccionado na casa sob o comando do Chef André Freitas.

 Pedimos uma pizza grande, meia Cogumelo Fresco, meia Rúcula (com tomate seco e mozzarella de búfula). Como a massa é rústica (mais grossinha), é possível se fartar com duas fatias, considerando a entrada mais a sobremesa. Os dois sabores são fenomenais – a simplicidade da Rúcula surpreende com ingredientes frescos e muito saborosos. A Cogumelo Fresco possui um modo de preparo exclusivo da casa e é muito agradável ao paladar.

 É difícil escolher a sobremesa dentre opções tão apetitosas, mas optamos por uma que vai ser difícil resistir nas nossas próximas visitas. Panqueca de maçã com sorvete de canela e mel. Leve e deliciosa!

 Não vejo a hora de repetir a dose, mas a próxima visita certamente será no inverno, com cardápio especial de cremes e fondues, muito agasalho e mesa próxima à lareira para esquentar.

 Confira abaixo algumas fotos tiradas na última visita e os links para o site do Don Pascual e do cardápio do restaurante.

Don Pascual Pousada e Restaurante

Estrada do Sacarrão 867 casa 12 VARGEM GRANDE

Tel. 21- 2428 6237

Site oficial: http://www.donpascual.com.br/

Abre diariamente a partir das 12h para café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Almoço executivo durante a semana. Música ao vivo nos finais de semana.

Cardápio: http://www.donpascual.com.br/cardapio.swf

Por Paula Seára Arraes

Deixe uma resposta

  1. Estou há mais de 1 mês de antecedência marcando uma data especial (próximo dia 16/06) e o atendimento do local não me responde prontamente. No dia 12/maio, informaram a existência de uma suite disponível no dia 16/junho, data escolhida por mim, e marcaram minha pré-reserva para o restaurante e para uma pernoite. Hoje, após algumas tentativas de falar com eles durante a última semana para confirmar se estava tudo certo, me informam que todas as suítes estão lotadas e que nenhuma reserva ou pré-reserva foi feita em meu nome. Detalhe que tenho todo o registro nos emails e em nenhum momento me passaram nenhuma informação sobre necessidade de pagamento para “manter” a pré-reserva. Um atendimento ridículo que acaba com o clima e a vontade de conhecer um local assim. Infelizmente, o conjunto de habilidades necessárias para agradar qualquer casal exigente, ainda mais em um local assim, supostamente fino e único, não foi minimamente atingido logo no primeiro momento. Como sabemos, a primeira impressão é a que fica e não desejo isso a nenhum casal.

  2. Oi Rodrigo,Poxa, que pena que você tenha passado por esse descontentamento. Locais como esses lidam com um público muito exigente, e com certeza, o atendimento é o que mais nos incentiva a querer usufruir ou não do serviço. Obrigada por dividir sua experiência aqui com a gente.