Eataly: um pedacinho da Itália em NYC

Oi pessoal,

Chegou a vez de mostrar aqui um cantinho de Nova Iorque reservado àqueles que são amantes da Itália. O Eataly está localizado no Flatiron District, que leva esse nome por conta do famoso Flatiron Building, um dos primeiros arranha-céus de Nova Iorque, construído no formato semelhante a de um ferro de passar. O pássaro em frente ao Flatiron Building é a escultura The Bird, de Will Ryman, feita com 5.500 pregos gigantes. A rosa em sua boca é uma referência a sua última instalação no Park  AvenueRoses.

Flatiron Building

Flatiron Building

O Eataly é um complexo gastronômico artesanal de culinária italiana, criado por Oscar Farinetti, e já conta com 22 lojas espalhadas pelo mundo. Dono do slogan “A vida é muito curta para não comer e beber bem”, o conceito é misturar restaurantes e entretenimento em um único espaço de compras.

A rede de supermercados gourmet, reconhecida pela incrível seleção de produtos importados da Itália ou preparados artesanalmente à tradição italiana, também dispõe de cafés e restaurantes, aulas de culinária, degustação, jantares com chefs convidados, lojas com utensílios domésticos e lançamentos de livros.

A unidade de NYC foi inaugurada em 2010 em sociedade com os empresários Lidia e Joe Bastiniachi, e com o renomado chef  Mario Batali, e já recebe cerca de cinco milhões de pessoas por ano. Notícia boa: a rede paulista St.Marche vai trazer o Eataly para o Brasil! A expectativa é que a unidade da América Latina seja inaugurada em São Paulo em 2015. A ponte aérea RJ x SP vai ficar ainda mais apetitosa!

Área do café, gelato, chocolates e doces

Área do café, gelato, chocolates e doces

Seleção de queijos

Seleção de queijos

Seleção de carnes

Seleção de carnes

As massas artesanais

As massas artesanais

Seleção de pães

Seleção de pães

Uma das opções de restaurante

Uma das opções de restaurante

O Eataly é um ambiente muito vivo e dinâmico. E muito grande. Na primeira visita, é possível se perder um pouco com tantas opções. Eu fiquei eufórica. Não sabia se já pegava os itens que queria comprar, se escolhia um local para comer, se assistia os cozinheiros fazendo nhoque. Uma loucura! No dia em que estivemos lá, estava até rolando uma excursão de alunos de culinária, presenciando o preparo de massas artesanais.

Nhoque fresco e artesanal

Nhoque fresco e artesanal

O menu do restaurante que escolhemos para almoçar é composto por pratos fixos e seleções do dia, que variam de acordo com os produtos da estação. Os pratos escolhidos foram: Ravioli ai Piselli e Menta – ravioli artesanal com queijo pecorino, ervilha e menta com manteiga de limão e pistaches torrados; e Linguine al Pesto Trapanese – linguine ao pesto artesanal de tomate, manjericão, amêndoas, alho, pimenta e queijo pecorino. Ambos deliciosos!

Pãozinho de entrada com azeite trufado

Pãozinho de entrada com azeite trufado

Ravioli ai Piselli e Menta

Ravioli ai Piselli e Menta

Linguine al Pesto Trapanese

Linguine al Pesto Trapanese

E essas foram as minhas modestas comprinhas, que renderam momentos de muito prazer na minha casa. Entrada, prato principal e sobremesa!

Molho para bruschetta, molho pesto e chocolate Baci

Molho para bruschetta, molho pesto e chocolate Baci

Bruchetta de tomates grape sweet assados

Em casa: Bruchetta de tomates sweet grape assados

Tagliatelle ao Pesto com demi-chevre, pistaches e grana padano ralado

Em casa: Tagliatelle ao Pesto

Pra quem ficou com água na boca vão aí as receitas fáceis de fazer! Com exceção dos molhos trazidos do Eataly, os ingredientes foram todos adquiridos no supermercado da rede Hortifruti.

Bruschetta de tomates sweet grape

Ingredientes: pão italiano, molho para bruschetta, tomates sweet grape, alho, ervas de provence, azeite e sal a gosto.

Modo de preparo: Em um refratário, espalhar os tomates cortados ao meio, sem as sementes, e regá-los com azeite, alho picado, ervas de provence e sal. Levar ao forno por cerca de 15 minutos ou até cheirar e os tomates ficarem enrugados. Em outro refratário, levar o pão italiano cortado em fatias, com uma leve cobertura de molho para bruschetta, até ficar levemente crocante. E então, basta cobrir os pães com os tomates assados e servir em seguida.

Tagliatelle ao Pesto

Ingredientes: tagliatelle, molho pesto, queijo de cabra natural do Sítio Montanhês (Friburgo – RJ), grana padano e pistaches

Modo de Preparo: Aqui não tem mistério. Basta misturar bem o molho pesto na massa recém saída da panela, acrescentar os pedaços de queijo de cabra, os pistaches picados e o queijo grana padano ralado. E buon appetito!

EATALY
Endereço: 200 5th Avenue NY
Metrô: 23rd Street

Esse foi mais um post da série melhores dicas de NYC!

Beijos,

Paula

Deixe uma resposta

  1. Pingback: Melhores dicas de Nova Iorque