Olá pessoal,

Hoje gostaria de dividir com vocês a minha experiência no evento Rio Gastronomia 2013, que ocorreu no Jockey Club do Rio de Janeiro neste final de semana (16 a 18 de Agosto de 2013).

Fui na sexta-feira, dia 16, e o Jockey estava bem animado, mas não muito lotado a ponto de se tornar desagradável. Aproveitei para comer algumas coisinhas por lá, nos quiosques dos restaurantes que ficavam na parte aberta ao público. Comi acarajé do Siri Mole e “furi crock – tartare de salmão com casquinha crocante” do Ten Kai.

Ambiente no Rio Gastronomia 2013

Ambiente no Rio Gastronomia 2013

Show de Rodrigo Santos para encerrar a noite

Show de Rodrigo Santos para encerrar a noite

Preparando o acarajé

Preparando o acarajé

O acarajé do Siri Mole

O acarajé do Siri Mole

Furi crock do Ten Kai

Furi crock do Ten Kai

Publiquei um post no dia que abriram as inscrições para contar em quais aulas eu consegui me inscrever, estão lembrados? A primeira aula foi com a grande Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca. A receita ensinada foi o “Bolinho de virado à paulista”, que foi servido para degustação. Para quem não conhece, o Aconchego Carioca é famoso por seus quitutes de boteco, principalmente os bolinhos.

Aula da Kátia Barbosa

Aula da Kátia Barbosa

Passando a massa do bolinho para o pessoal

Passando a massa do bolinho para o pessoal sentir a textura

Bolinho de virado à paulista

Bolinho de virado à paulista

Tirando foto com a Kátia Barbosa

Tirando foto com a Kátia Barbosa, simpatia em pessoa…

Voltei no evento sábado para conferir as próximas aulas. Peguei o finalzinho da aula do Pedro de Artagão, do Irajá Gastrô, no Caminhão Cozinha Show. O prato preparado foi “Pirarucu e os legumes rejeitados”.

Aula aberta de Pedro de Artagão

Aula aberta de Pedro de Artagão

Em seguida foi a aula da querida Roberta Sudbrack. Foram passadas três receitas, todas a base de chuchu e camarão. Eu, como sou fã de seu trabalho, adorei a aula que teve como tema “Feitos à mão, uma cozinha de alfaiate”.

Roberta em sua aula no evento

Roberta em sua aula no evento

Roberta e Lídia, seu braço direito no restaurante....

Roberta e Lídia, seu braço direito no restaurante….

Chuchu e camarão

Camarão com chuchu

Ovo rasgado e patinhas de camarão

Ovo rasgado, antenas de camarão

Camarão de fumeiro e fava de chuchu

Camarão de fumeiro com favas de chuchu

A terceira aula foi com o cozinheiro Rafa Costa e Silva, que trabalhou na Espanha por alguns anos no restaurante Mugaritz, e irá abrir seu próprio restaurante aqui no Rio ano que vem, em Botafogo. Ele apresentou o prato Aipim “Maria, a Sanguinária”, no qual utilizou um método de cocção do aipim no amido do arroz, que deixa o aipim extremamente cremoso, e acrescentou um molho de tomate para finalizar. Achei o método bastante interessante. Como degustação foi servido um tomate com alho, que ficou horas e horas assando a fogo baixo.

Rio Gastronomia 2013_16

Aula de Rafa Costa e Silva

Na aula do Rafa, houve a participação do engenheiro agrônomo Aly N’Diaye, idealizador do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentada), uma metodologia para auxiliar os pequenos agricultores orgânicos. A proposta é reaproveitar tudo dentro da produção agrícola. Aly apresentou um exemplo onde a produção era diversificada para sobreviver às sazonalidades, gastando o mínimo possível de recursos hidráulicos, cultivando galinhas que produzem ovos orgânicos, fazendo adubo com base nos excrementos, alimentando as galinhas com os restos da colheita, etc… Tudo forma um ciclo e é reaproveitado, utilizando o mínimo possível de fora do cultivo. Achei muito bacana e um exemplo a ser seguido e implementado em todo o mundo.

Palestra do agrônomo Aly N' Dyaie

Palestra do agrônomo Aly N’ Diaye

De modo geral achei o evento bem legal e organizado! Ainda consegui comprar palmito orgânico e doce de leite com ameixa na feirinha dos produtores.

Alguém também foi conferir o evento? O que acharam?

Maysa

Perfil_Maysa

Related posts: