Oi pessoal,

No último domingo fizemos um almoço gostoso em casa e resolvi dividir a receita aqui com vocês. Trata-se de uma massa leve, muito saborosa e de prática execução. O segredo está na boa escolha dos ingredientes. Aliás, foi assim que esse prato surgiu, misturando itens que eu adoro: molho de tomate, tomates sweet grape assados no azeite e alho, burrata e manjericão.

Para embalar a execução do prato e aguçar o paladar vale um mix de queijos e um bom vinho para acompanhar. Vamos então à sugestão de entrada: Brie da Campo Lindo, Stracciatella da Vitalatte para comer com pão ou torrada, Emmental Cour de Meule da Président e Babybel.

Mix de queijos

Mix de queijos

Já havia feito essa receita anteriormente com nhoque e fettuccine. Agora foi a vez do tagliatelle. Portanto, a massa pode ser a da sua preferência. O tagliatelle utilizado nessa receita foi a massa fresca do restaurante Padrino, da Praia do Francês, em Alagoas. Levíssima!

Tagliatelle à Caprese
Rende 4 porções (com fartura!)

Ingredientes

500gr de tagliatelle
2 caixas de tomates sweet grape
2 latas de pomodoro pelati San Frediano
1 garrafa de passata di pomodoro rustica De Cecco
1 burrata Vitalatte
100ml de leite desnatado
1 cebola
5 dentes de alho
queijo parmesão Faixa Azul ralado na hora
azeite
alecrim e manjericão frescos à gosto
sal, açúcar e canela à gosto

Modo de Preparo

Molho: Em uma panela funda, refogar a cebola e 2 dentes de alhos picadinhos no azeite. Acrescentar as duas latas de pomodoro pelati (lembrar de cortar o tomate pelati antes de levar à panela). Acrescentar 3/4 ou todo o conteúdo da garrafa de passata di pomodoro rustica, dependendo da consistência do molho desejada. Acrescentar o leite (dica para cortar a acidez do molho), uma pitada de sal, de açúcar, de canela e umas folhas de alecrim. Deixar cozinhando por cerca de 20 minutos.

Tomates assados: Em um refratário, espalhar os tomates cortados ao meio, sem as sementes, e regá-los com azeite, 3 dentes de alho picados, alecrim e sal. Levar ao forno por cerca de 15 minutos ou até cheirar e os tomates ficarem enrugados.

Tomates Sweet Grape prontos para ir ao forno

Tomates Sweet Grape prontos para ir ao forno

Montagem do prato: Regar a massa com o molho. Acrescentar alguns tomates assados. Acomodar 1/4 da burrata no centro do prato. Ralar o queijo parmesão. Adicionar algumas folhas de manjericão. E voilà!

Tagliatelle à caprese

Tagliatelle à caprese

Paula

Paula nova

Related posts: