Olá pessoal!

Hoje vou contar a vocês sobre as experiências gastronômicas que tive durante minha viagem pelo litoral norte de Maceió. Como já contei nos outros posts sobre a viagem, esqueci de levar minha máquina, então tive que fotografar tudo com o celular. Peço desculpas pela qualidade das fotos!

No sábado, como cheguei já à noite na Pousada Borapirá, apenas jantei e dormi. Comi um prato mais leve, um “filé de peixe na chapa com azeite, arroz branco, salada de alface, tomate e cebola”. Simples e gostoso. O peixe estava ótimo!

Gastronomia Maceió 01

Na manhã seguinte acordei ansiosa pelo café da manhã e fiquei extremamente surpresa com a fartura e qualidade. Muitas opções e tudo fresquinho! Começando com um prato de frutas, iogurte e granola. Depois uma infinidade de coisas foram chegando, e nem sei o nome de tudo. Café, leite, água, suco, queijo, salame, pães (um parecia um pãozinho a base de queijo delicioso), pão com ovo, queijo coalho, mini panqueca, fatia de bolo, melaço (delícia!!!), mel, manteiga… E a tapioca… Ahhh, a tapioca!!! Amooo tapioca! Isso tudo pra uma pessoa! Era meu parque de diversões matinal! Amei!!!

Nos dias seguintes, como fiquei sozinha na pousada, retiraram uma ou outra opção, o que foi até bom, porque era realmente muita coisa! Hehe… A cada dia era servido um bolo diferente. Tudo com jeitinho caseiro e feito com dedicação.

Gastronomia Maceió 02

Gastronomia Maceió 03

Gastronomia Maceió 04

Gastronomia Maceió 05

Todos os dias comi muito no café da manhã delicioso! Então não almocei nenhum dia e fui direto para o jantar sempre. No meu segundo jantar na pousada escolhi o “Camarão Catucaxi – camarão ao molho de catupiri, arroz de abacaxi e batatas coradas na manteiga”. Uma delícia! Decidi provar também uma sobremesa e fui de “Queijoaba – creme de goiaba com queijo coalho e coco ralado no forno”.

 

Gastronomia Maceió 06

Gastronomia Maceió 07

No meu terceiro jantar escolhi a Salada Beijupirá – alface, queijo, tomate e passa de caju”. Particularmente, não gostei da passa de caju. Achei muito doce e um pouco enjoativa. Acabei separando e comendo o restante dos ingredientes, que estavam fresquinhos e gostosos.

Gastronomia Maceió 08

Em minha última noite, decidi conhecer o restaurante da famosa Pousada do Toque, localizada na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, município ao lado de Porto de Pedras (onde eu estava hospedada). A Pousada do Toque já ganhou vários prêmios, inclusive o de melhor pousada do Brasil em 2012 pela revista “Viagem e Turismo”. Nilo é o chef e dono da pousada juntamente com sua esposa Gilda. Como eu estava em Porto de Pedras e sem carro, tive que contratar o transfer com um dos funcionários da Pousada Borapirá por R$50,00. Ele gentilmente me levarou à Praia do Toque para conhecer e, logo em seguida, à Pousada do Toque, onde me aguardou para levar de volta para Porto de Pedras. Como sempre, muito gentis e solícitos!

Pra começar o jantar recebi o couvert com pães fresquinhos feito na casa e manteiga.

Gastronomia Maceió 09

A escolha do prato principal foi difícil diante das ótimas opções. Alguns pratos muito interessantes serviam duas pessoas, então tive que eliminar esses de cara. Acabei pedindo recomendação do simpático garçom, e acabei optando pelo “Lagostim ao mel com cuscuz de coalho e purê de abóbora”. Gente, que coisa incrível! Esse prato estava absolutamente delicioso e saboroso! Amei! Para quem está acostumado aos preços do Rio de Janeiro e sabe o valor das diárias da pousada, não achei o restaurante caro. Também tomei duas cervejas e um café e o jantar totalizou em aproximadamente R$90,00. Pela qualidade do prato, achei imperdível e gostaria de ter jantado lá outros dias para poder provar outros pratos.

Gastronomia Maceió 10

E aí, gostaram das dicas?

Maysa

Perfil_Maysa

Related posts: