Gastronomia: Festa Mexicana

Oi pessoal,

Como muitos viram no último post, no dia 12 foi meu aniversário! Maysa, muito obrigada pela homenagem (amei!) e também pela confiança depositada em mim.

Nesse ano resolvi fazer uma festa mexicana para comemorar e não podia deixar de mostrar aqui para vocês. Sou fã da culinária mexicana há muito tempo e já perdi a conta de em quantos encontros entre amigos foram saboreados nachos, tacos e afins. Seja lá em casa, na casa deles ou em restaurantes, preferencialmente no Rota 66 da Cobal do Humaitá, sobre o qual inclusive já escrevi um post por aqui.

E justamente o querido Rota faz buffet para eventos com diversas opções de cardápio. Eu optei pelo Rota 2 que inclui as tortillas com todos os molhos da casa (nacho, guacamole, chilli beans, pico de galo e sour cream), tacos e burritos, ambos nas opções de carne e frango. A comilança já estava garantida. Eu só precisava me virar com a decoração, as bebidas e os doces.

Para combinar com o tema optei pelas cervejas mexicanas Sol e Dos Equis (XX). Como o supermercado não possuía grande quantidade delas em estoque, complementei com Stella Artois, que sempre agrada. Além disso, levei duas garrafas de José Cuervo Reposado para a clássica rodada de tequila. Isso sempre anima a festa e não deu outra!

Passei uma semana preparando a seleção de músicas, incluindo as mexicanas mais famosas (coloquei a lista ao final do post). Elas tocaram durante a primeira hora da festa para dar um clima e toda vez que rolava a chamada para a tequila!

A decoração foi basicamente resolvida no Saara (maior centro comercial no Rio). Também aproveitei a ida até lá para comprar aqueles descartáveis mais firmes (quase um acrílico) nas cores vermelha e verde. Para as mesas fiz vazinhos de cacto usando folha de EVA verde, palito de churrasco, cola quente, sal grosso e potes imitando vazo de barro. Criei um cardápio impresso em papel fotográfico que foi super útil para os convidados saberem o que estava sendo servido.

Vazos de cactos com cardápio nas mesas

Vazo de cactos com cardápio nas mesas

Para a mesa dos doces usei toalhas de TNT nas cores da bandeira do México. Também coloquei uns bigodes produzidos com folha de EVA preta, palito e cola quente. Para decorar os brigadeiros, que foram encomendados da Sweet Dreams (sobre os quais a Maysa já escreveu aqui), espetei caveiras mexicanas. Os cupcakes foram o grande destaque da mesa, personalizados pela Ladeiras Doces, empresa de uma amigona minha (a Simone). Além de lindos estavam deliciosos. A massa era de baunilha e o recheio de ganache de limão. A Si também fez brigadeiros de colher em copinhos de tequila!! Perfeito! No ambiente da tequilada, usei garrafas de bebidas mexicanas (margarita e cerveza) para receber rosas vermelhas.

Mesa de doces

Mesa de doces

Brigadeiros Sweet Dreams (belga amargo, belga crocante, belga branco e casadinho)

Brigadeiros Sweet Dreams (belga amargo, belga crocante, belga branco e casadinho)

Cupcakes personalizado da Ladeiras Doces

Cupcakes personalizados da Ladeiras Doces

Brigadeiro de colher da Ladeira Doces

Brigadeiro de colher da Ladeiras Doces

Mesa da tequilada

Mesa da tequilada

Brinde com tequila!

Brinde com tequila!

Com bigodes pra foto!

Com bigodes pra foto!

Outros ambientes também receberam arranjos de flores em garrafas. Além de garantir a comilança caprichada, o Rota 66 também leva alguns itens que contribuem muito para a decoração: uns sombreros onde são servidas as tortillas com o molho no centro e mantas coloridas. Devo dizer que fiquei muito satisfeita ao contratar o buffet do Rota. Além da conhecida qualidade do seu cardápio e dessas contribuições voluntárias para a decoração, o atendimento é primordial. Tanto no pré evento que foi todo feito com a Ana, como no dia da festa, quando a presença do garçom Valdir foi super elogiada. Ele entra no clima da festa, é super atencioso e prestativo e ainda comandou junto com o cozinheiro (nota 10 também) uns pratos extras, como o filezinho aperitivo ao molho Pico de Galo. Soube aproveitar os ingredientes contratados pra oferecer opções fora do cardápio. Quem quiser ser atendido por ele basta ir ao Rota 66 da Cobal do Humaitá, onde ele trabalha por mais de 10 anos.

Sonbreros de tortillas com mlho sour cream

Sonbreros de tortillas com molho sour cream

Para encerrar, apesar de não ter nada de mexicana, não podia deixar de comentar a indicação de um amigo para a torta do parabéns. Queria um sabor fresquinho por conta do calor e ele me indicou uma torta alemã com cobertura de Amoras. Divina!!! Não sobrou uma fatia pra contar história. Feita pela Piffer Torteria, também disponível em tamanho mini para devorar em casa!

Torta alemã com cobertura de amoras

Torta alemã com cobertura de amoras

Lista de músicas mexicanas

Corazón espinado – Maná e Santana

Fonseca – Como me mira

Gloria Estefan – Conga

Guadalajara – Mariachi Vargas, Camperos y America

Guantanamera

las mananitas

Los del Rio – Macarena

Los Panchos – Solamente una vez

Mariachi Vargas – Cielito Lindo Huasteco

Noche Plateada-  Los Nuevos Rebeldes

Tha Mexakinz – Cok Bak Da Hamma!

Tha Mexakinz – Da Method

Tino Rossi – Besame Mucho, 1945

Vicente Fernandez – La Ley Del Monte

Buffet: Rota 66

Contato: Ana

Site: http://www.restauranterota66.com.br/

e-mail: contato@restauranterota66.com.br

Brigadeiros – Sweet Dreams

Contato: Laila

Site: http://www.sweetdreams.com.br/

e-mail: sweetdreamsbrigadeiros@gmail.com

Tel: (21) 7635-3951

Cupcakes – Ladeiras Doces

Contato: Simone

Site: http://www.ladeirasdoces.com.br/

e-mail: contato@ladeirasdoces.com.br

Tel: (21) 3439-5769 / 8131-0151

Torta – Piffer

Contato: Fernando

Site: http://www.piffer.com

e-mail: fernando@piffer.com

Tel: (21) 2527-5151

Espero que tenham gostado das dicas. A festinha foi sucesso. Hasta la vista! Besos

 Paula

Deixe uma resposta

  1. Adorei suas dicas! Tô querendo fazer uma festa mexicana no meu aniversário também e vejo que já arrumei uma playlist! hahaa

  2. Oi Nathália! Que bom! Eu sempre tive vontade de fazer uma festa mexicana e me realizei organizando essa. Foi muito divertido. Usei as músicas mexicanas para a recepção dos convidados e para sinalizar cada rodada de tequila! 😉
    Beijos,
    Paula

  3. Pingback: Gastronomia: Sí Señor